Miscelânia


Atualidades

  • Novo crânio de Australopithecus é revelado em escavações na Etiopia

    Um crânio quase completo de Australopithecus foi revelado à comunidade científica na última edição da revista Nature, no dia 28 de agosto de 2019. Foram necessários mais de três anos de analises para que Yohannes Haile-Selassie, Stephanie M. Melillo e outros colaboradores, autores do artigo, chegassem à conclusão de que o crânio era de um representante de Australopithecus anamensis, um parente mais velho de A. afarensis. O fossil foi descoberto em 2016 na Etiópia e sua idade estimada é de 3,8 milhões de anos. Para os autores da descoberta, este espécime fornece o primeiro vislumbre do morfologia craniofacial completa dos primeiros membros conhecidos do gênero Australopithecus. Em entrevista ao The Washington Post, o paleontólogo David Strait afirma que este crânio se tornará um icone e provavelmente ilustrará livros sobre a evolução humana, juntamente com Lucy, o representante mais conhecido da espécie A. afarensis.

    A seguir, fotos do crânio e relações filogenéticas de Australopithecus anamensis [1].

    Ver online : https://www.cmnh.org/mrd


    [1Haile-Selassie, Y., Melillo, S. M., Vazzana, A., Benazzi, S., & Ryan, T. M. (2019). A 3.8-million-year-old hominin cranium from Woranso-Mille, Ethiopia. Nature, 1-6.

  • Peixes-bruxa possuem modo de defesa original

    Os peixes-bruxa são animais curiosos. Filogeneticamente, não deveriam nem ser chamados de peixes nem de vertebrados, pois são desprovidos de vértebras além de não possuírem mandíbulas. Por isso que fazem parte, junto com as lampreias, de um grupo chamado Agnatha (do grego «gnáthos», mandíbula). Os peixes-bruxa são animais exclusivamente marinhos, vivendo em grandes profundidades e normalmente próximo ao substrato, construindo tocas na areia. Para se proteger de predadores, os peixes-bruxa produzem um muco abundante, que em contato com a água, se expande rapidamente. Uma equipe de pesquisadores australianos conseguiu imagens extraordinárias do comportamento de defesa destes animais.

    Ver online : https://www.youtube.com/watch?v=pfy...

  • Governo cumpre plano e esvazia CONAMA

    O ministro do Meio Ambiente formalizou na última quarta-feira (29 de maio) a reestruturação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), colegiado responsável por criar instruções normativas e regras que vão do padrão da qualidade do ar adotado no país ao licenciamento. Em decreto publicado no dia 29 de maio no Diário Oficial, Ricardo Salles reduziu drasticamente o número de conselheiros do Conama, que sai de 96 para 23 membros.

    Ver online : https://www.oeco.org.br/reportagens...

Matérias desta seção