Proposta de uma Agência de Notícias na área de Zoologia

(actualisé le ) por Aléssio

Chamada para alunos do curso de Ciências Biológicas que se interessam por Zoologia e áreas afins, e que queiram aprimorar sua capacidade de escrita e desenvolver pensamento crítico sobre o processo de produção do conhecimento científico.

A ideia inicial é estabelecer no Instituto de Ciências Biológicas uma agência de notícias na área de Zoologia, relacionada ao Portal de Zoologia de Pernambuco, com o objetivo principal de divulgação de resultados de pesquisas realizadas na UPE e em outras instituições de ensino e pesquisa de Pernambuco. A agência não estará apenas empenhada na divulgação científica para públicos diversos, seja de ensino médio ou de especialistas, mas ela também abrangerá a formação na área de jornalismo científico e divulgação científica, podendo ser um laboratório de formação acadêmica (Vogt et al, 2008) [1].

De acordo com Façanha e Alves (2017) [2] o jornalismo científico «consiste em divulgar informações sobre a amplitude da ciência e tecnologia, com intuito de popularizar as informações acerca das descobertas científicas, novas tecnologias, inovação e resultados de pesquisas aplicadas ao cotidiano, em uma linguagem acessível a população».

Atividades previstas:

  • Desenvolvimento de um site exclusivo para a agência de notícias em formato de revista eletrônica;
  • Reuniões mensais para a discussão de pautas de matérias e notícias;
  • Produção de conteúdo audiovisual;
  • Realização de minicursos de redação e divulgação científica;
  • Organização de palestras com pesquisadores sobre os estudos divulgados pela agência de notícias.

Está interessado? Entre em contato!

Observações

[1Vogt, C., Cerqueira, N., & Kanashiro, M. (2008). Divulgação e cultura científica. ComCiência, (100)

[2Façanha, A. A. B., & Alves, F. C. (2017). Popularização das ciências e jornalismo científico: possibilidades de alfabetização científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 13(26), 41-55