Grupo de Estudos Theria

Em destaque

  • Mapa

    Mapa com ocorrências de espécies registradas pela equipe do GETH.
  • Zotero

    Uma ferramenta completa para importar, gerenciar e citar fontes bibliográficas de uma maneira segura, eficaz e rápida. Um tutorial básico traduzido e adaptado da Universidade da California (UC (...)

Atualidades

  • Portal de Zoologia vira notícia

    O Portal de Zoologia foi assunto no jornal Folha de Pernambuco. A jornalista Priscilla Costa fez uma bela cobertura sobre o lançamento do Portal, na III Jornada de Zoologia da Universidade de Pernambuco, realizada em novembro de 2017.

    Ver online : Portal de Zoologia é notícia

  • Piramboia é modelo para compreender a regulação cardíaca em mamíferos

    Sendo um peixe Sarcopterygii, ancestral direto dos tetrápodes, a piramboia, espécie típica de lagos rasos do Pantanal, pode ser um modelo para o estudo de adaptações fisiológicas relacionadas a absorção de oxigênio e a troca de gases em mamíferos. É o que sugere os resultados de um estudo publicado recentemente na revista Science Advances por pesquisadores brasileiros e ingleses. Veja o resumo da pesquisa no site da revista Pesquisa FAPESP.

    Ver online : Piramboia versus mamíferos

  • Coração de baleia azul é exposto em museu

    408F9A1100000578-4524460-image-a-17_1495256307965.jpg

    O coração da baleia azul é o maior do reino animal. Raramente estudado, este órgão foi naturalizado pela primeira vez pelo Royal Ontario Museum de Toronto. É muito raro encontrar carcaças de baleias azuis, por um motivo bem simples: seus corpos afundam no fundo do mar quando morrem. Quando isto ocorre, suas carcaças se transformam em verdadeiros ecossistemas nos quais uma grande variedade de organismos encontra alimento abundante e abrigo. Porém, em 2014, duas baleias azuis sufocaram presas sob uma espessa camada de gelo e os seus corpos encalharam nas margens do rio Trout, no Canadá. O coração de uma delas foi extraído e estudado. Primeira surpresa, o coração de uma baleia azul é menor do que se pensava. Mesmo assim ele pesa aproximadamente 180 quilos podendo bombear 214 litros de sangue por segundo.
    Este órgão pouco conhecido foi em seguida naturalizado durante um processo que durou três anos. O coração foi inicialmente congelado, depois tratado quimicamente para evitar que apodrecesse. Em seguida ele foi enviado para a Alemanha com o objetivo de passar pelo processo de plastinação. Pintado e fixado na sua forma original, ele foi enviado de volta ao Canadá em maio de 2017. Desde o mês de julho, o maior coração do mundo está em exposição no Royal Ontario Museum.
    A baleia azul é considerada como espécie ameaçada pela IUCN.

    Texto traduzido e adaptado do jornal Le Monde.

    Ver online : Maior coração do mundo exposto em museu

Últimas matérias

  • IV Semana das Unidades de Conservação da Natureza

    por Aléssio

    A Agência Estadual de Meio Ambiente, CPRH, promoverá, entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019, a IV Semana das Unidades de Conservação, com o tema «A Educação Ambiental como instrumento de gestão das Unidades de Conservação». O evento contará com palestras e diversas atividades em diferentes Unidades de (...)

  • Cidadão cientista e biodiversidade: muito além da coleta de dados

    por Aléssio

    O GETH Grupo de Estudos Theria atualmente desenvolve o projeto de extensão «Cidadão cientista e biodiversidade: muito além da coleta de dados», financiado pela UPE através dos editais PFA Extensão 01/2019 e PFA Inovação Pedagógica 04/2019. O objetivo é fomentar a implementação de projetos de ciência (...)

  • GETH Grupo de Estudos Theria selecionado para o Camp Serrapilheira 2019

    por Aléssio

    O GETH Grupo de Estudos Theria, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, foi selecionado pelo Instituto Serrapilheira para participar do Camp Serrapilheira 2019. Nesta edição, foram escolhidas 36 iniciativas de 11 estados do Brasil, entre 537 propostas recebidas.
    O Camp (...)

março de 2024 :

Sem eventos neste mês

fevereiro de 2024 | abril de 2024

Video