Cnidários

(actualisé le ) por Aléssio

Cnidaria

O Filo Cnidaria engloba cinco classes: Anthozoa, Cubozoa, Hydrozoa, Scyphozoa e Staurozoa. Anthozoa é a classe mais diversa (7500 espécies) e é subdividida em duas sub-classes, Hexacorallia (corais-pétreos e anêmonas) e Octocorallia (corais moles, gorgônias e canetas-do-mar). As outras quatro classes - Cubozoa (36 espécies), Hydrozoa (hidras, hidroides, hidromedusas e sifonóforos), Scyphozoa (águas-vivas), e Staurozoa - são reunidas no sub-filo Medusozoa (cladogama adaptado de Zapata et al, 2015 [1]).

Cnidaria é um filo bem definido que compreende aproximadamente 11 mil espécies exclusivamente aquáticas, a maioria vivendo em ambientes marinhos. A apomorfia mais conspícua do filo é a presença de nematocistos (cnidas), estruturas muito complexas presentes em células especiais chamadas cnidócitos (ou cnidoblastos).

O corpo dos cnidários é, nas suas formas mais simples, constituído de duas camadas epiteliais separadas por uma mesogleia extracelular. Todos os antozoários apresentam um ciclo de vida simples, com uma larva e um adulto em forma de pólipo. Os animais que pertencem ao su-filo Medusozoa apresentam ciclos de vida complexos, com uma fase de pólipo assexuada e uma fase em forma de medusa sexuada, apesar de vários grupos, notadamente os hidrozoários, possuírem apenas pólipos ou medusas. Grande parte das espécies vivem em grandes colônias. Alguns hidrozoários, como os sifonóforos (caravelas-do-mar) consistem de vários tipos de unidades que se assemelham a pólipos e apresentam diferentes funções na colônia (flutuação, defesa, alimentação, reprodução).

Classificação Lineana

De acordo com a última edição do livro «Invertebrados» de Brusca e colaboradores (3ª edição, Editora Gen Guanabara, 2018), o Filo Cinidaria é dividido em três Subfilos: Anthozoa, Medusozoa e Myxozoa.

O subfilo Anthozoa possui uma única Classe denominada Anthozoa (o mesmo nome do Subfilo). Esta classe é subdividida em duas sub-classes: Hexacorallia e Octocorallia.

O subfilo Medusozoa é formado tradicionalmente por quatro classes: Staurozoa, Cubozoa, Scyphozoa, Hydrozoa. A nova edição de Brusca informa que o subfilo Medusozoa existe uma nova classe denominada Polypodiozoa, constituída de uma única espécie descrita, um parasita intracelular de ovócitos de peixes acipenceriformes.

De acordo com Brusca et al (2018) o subfilo Myxozoa é constituído de duas classes de cnidários parasitas intracelulares de vertebrados pecilotérmicos, anelídeos e briozoários.

Aula prática

Nas aulas práticas são exibidas para a turma do primeiro período do curso de Ciências Biológicas várias espécies de cnidários das diferentes classes do filo. A seguir os alunos podem encontrar de forma mais clara a classificação dos animais que foram estudados e desenhados em sala de aula.

SubfiloClasseSubclasseOrdemFamíliaEspécie
Medusozoa Hydrozoa Hidroidolina Leptothecata Sertularidae Hidroide
Anthoathecata Hydridae Hydra sp.
Siphonophorae Physaliidae Physalia physalis (caravela)
Scyphozoa Discomedusae Rhizostomeae Medusa
Anthozoa Anthozoa Hexacorallia Scleractinia Siderastreidae Siderastrea stellata
Meandrinidae Meandrina brasiliensis
Mussidae Mussismilia harttii
Zoantharia Sphenopidae Palythoa caribaeorum
Octocorallia Pennatulacea Renillidae Renilla reniformes

Recursos

Guia de aula prática Cnidaria

Podcast sobre recifes de coral, no canal 37 graus Podcast https://37grauspodcast.com/marebaixa/

Observações

[1Zapata, F., Goetz, F. E., Smith, S. A., Howison, M., Siebert, S., Church, S. H., ... & Daly, M. (2015). Phylogenomic analyses support traditional relationships within Cnidaria. PLoS One, 10(10), e0139068