Conhecendo a biodiversidade da APA Costa dos Corais pelo Portal de Zoologia de Pernambuco*

por Aléssio

A Internet se tornou a principal fonte de informação e de imagens da vida selvagem no Mundo inteiro. Os avanços nas plataformas de mídias sociais e nas bibliotecas on-line sobre a história natural mostram que a Internet agora é uma ferramenta crucial no processo de comunicação do conhecimento sobre a biodiversidade. Sítios eletrônicos, notadamente de museus de história natural e de institutos de pesquisa, têm sido vistos como importantes veículos para transmitir ideias sobre ciências da vida e da terra a um público mais vasto e mais diversificado.

Além disso, a Internet fornece espaços de discussão e uma experiência interativa, incentivando, desta forma, trocas de conhecimento e mais participação social em projetos de conservação da natureza. Nestes projetos, os participantes são convidados a registrar ocorrências geográficas de seres vivos por meio de fotos e compartilhar as informações em plataformas digitais de acesso livre ou não. O objetivo da presente comunicação é apresentar um repositório colaborativo on-line de recursos fotográficos que pode ser utilizado em projetos de ciência participativa, notadamente em levantamentos de fauna, com ênfase em registros já realizados na APA Costa dos Corais.

O Portal de Zoologia de Pernambuco (www.portal.zoo.bio.br) é um projeto colaborativo, no qual ferramentas da Internet e da cartografia permitem que habitantes, estudantes, professores, pesquisadores, universitários, contribuam na divulgação de fotos e fatos sobre espécies animais selvagens encontradas em Pernambuco e no Mundo. O Portal de Zoologia de Pernambuco pode ser considerado como uma ferramenta educativa que permite que visitantes conheçam espécies de animais selvagens e suas ocorrências naturais através de fotos e textos descritivos postados por outros visitantes.

O Portal de Zoologia de Pernambuco já conta com 409 fotos de animais, sendo 48 de espécies apontadas como pertencentes ao bioma marinho. Grande parte dos registros deste bioma foi realizada na APA Costa dos Corais e inclui fotos de espécies de peixes, de cnidários, de crustáceos e de moluscos. Entre os cnidários, os registros de espécies como Siderastrea stellata, Zoanthus sociatus e Porites astreoides se destacam pois já aparecem como primeiros resultados nos principais motores de busca da Internet e estão entre as vinte postagens mais visitadas do Portal juntamente com Palythoa caribaeorum e Physalia physalis somando globalmente mais de 750 visitas únicas.

Tais resultados demonstram o interesse do público visitante do Portal de Zoologia sobre temas relacionados à biologia marinha e a recifes de coral, estimulados possivelmente por questões atuais, como aquecimento global e o consequente branqueamento de corais. Repositórios educacionais colaborativos digitais como o Portal de Zoologia podem ser importantes canais de divulgação científica de pesquisas realizadas na APA Costa dos Corais. Projetos de ciência participativa devem se esforçar para ajudar os participantes a aprender sobre os objetos de estudos e a experimentar o processo pelo qual as investigações científicas são conduzidas.


*Texto originalmente apresentado no II Seminário de Pesquisa da APA Costa dos Corais, Maceió, Outubro de 2019.