HUBs sobre o COVID-19

(actualisé le ) por Aléssio

HUBs de informação são úteis para encontrar informações sobre um determinado assunto de forma rápida e segura.

Um hub, na era da Internet, é um site que reúne uma grande quantidade de informação sobre um determinado tema. Um hub facilita a integração e a distribuição da informação de forma que usuários possam buscar e encontrar o que desejam de forma rápida e segura. Em tempos de pandemia, como o novo coronavírus COVID-19 (ou SARS-CoV-2) muito conhecimento está sendo produzido no Mundo inteiro sobre o tema. De acordo com um artigo publicado pelo World Economic Forum, «a desinformação sobre o COVID-19, particularmente em relação ao risco para o público, leva a maior incerteza e medo. Por outro lado, as descobertas e projeções científicas sobre a doença, por mais assustadoras que sejam, pelo menos lançam alguma luz sobre as incertezas.»

Várias revistas científicas internacionais, como Cell, Nature e Science, para citar algumas das mais famosas, já contam com um hub específico sobre o COVID-19. Qualquer pessoa pode acessar os sites, que frequentemente contam com uma sessão de divulgação científica, e buscar informações mais precisas sobre temas polêmicos relacionados ao coronavírus, como o desenvolvimento de remédios para o tratamento de sintomas da doença.

A OMS (WHO, em inglês) possui uma central de informações com uma lista dos principais hubs de portais e revistas científicas do Mundo. O destaque principal do site da OMS é uma base de dados de publicações sobre o COVID-19 atualizada diariamente. Foram mais de 153 artigos publicados desde o começo da pandemia! Em termos de comparação, durante o curto evento epidêmico da SARS, em 2003, demorou mais de um ano para que menos da metade deste número de artigos fosse publicado (Reuters, 2020).

Além disso, várias instituições de pesquisa e Ensino Superior no Brasil já contam também com sites específicos sobre o novo coronavírus. É o caso, por exemplo da Universidade de Pernambuco, que criou um site para a divulgação de informações úteis sobre o vírus para a comunidade em geral. A Universidade Federal de Pernambuco também mantém uma página sobre o assunto.

Mantenha-se bem informado. Sempre verifique a fonte das informações e evite espalhar notícias falsas.

Para saber mais: