Apresentação
A pesquisa bibliográfica é um exercício continuo no processo de elaboração de trabalhos científicos e acadêmicos e é uma etapa fundamental para a definição da base teórica e conceitual de uma pesquisa ou projeto (Marsiglia, 2006) [1]. As referências bibliográficas representam a espinha dorsal de qualquer trabalho cientifico e nos ajudam a rastrear a origem de um estudo ou dos métodos adotados (Ahmed e Dhubaib, 2011) [2]. Se bem que presente no conteúdo de disciplinas de introdução ao método cientifico em diferentes cursos universitários, o ensino da realização de pesquisa bibliográfica, através notadamente da Internet, ainda necessita atenção especial, pois é uma atividade que demanda algumas competências especificas que a maioria dos estudantes ainda não possui suficientemente (Beaufils, 2003) [3] no início e mesmo em estágios mais avançados do percurso acadêmico.
O advento e a democratização do acesso a Internet como também o desenvolvimento de bases virtuais de dados tornou o trabalho de pesquisa bibliográfica mais dinâmico e também mais complexo. Beaufils (2003) explica que uma das dificuldades habitualmente encontradas por estudantes quando se deparam com a tarefa de realizar uma pesquisa bibliográfica é de ordem técnica, pois não dominam bem as ferramentas utilizadas (computador, programas e bases de dados da Internet). Sem um treinamento especifico, os estudantes podem levar mais tempo para adquirir competências e autonomia quanto à realização de pesquisas bibliográficas eficientes como também poderão elaborar técnicas próprias que poderão se mostrar obsoletas quando confrontadas com técnicas sistemáticas e mais avançadas de pesquisa (Vanhecke, 2008) [4].
Com a proliferação exponencial de recursos e trabalhos científicos presentes na Internet, estudantes e pesquisadores têm cada vez mais dificuldades de encontrar uma forma de gerir as suas bases bibliográficas (Duong, 2010; Cordón-García et al, 2009) [5] [6]. Em um trabalho publicado em 2006, Rui Wang [7] mostrou que estudantes que seguiram um curso especifico de pesquisa bibliográfica (library credit course) citaram mais recursos acadêmicos, produziram menos citações incompletas e obtiveram notas mais altas em trabalhos e na produção de artigos do que estudantes que não seguiram o curso.
No Brasil, grande parte dos cursos universitários de graduação integram em seus currículos atividades obrigatórias comuns como o estágio, o trabalho de conclusão de curso e a elaboração de projetos de pesquisa. Tais atividades exigem do estudante/pesquisador um aprofundamento da metodologia científica e promovem consequentemente o desenvolvimento de competências especificas relacionadas a diferentes áreas de conhecimento. A pesquisa bibliográfica permeia todas estas atividades curriculares, além de também ser realizada basicamente da mesma forma em diferentes disciplinas científicas (biologia, geologia, fisica, quimica etc). A Internet, juntamente com uma grande variedade de softwares, facilita enormemente a pesquisa bibliográfica e ainda permite um trabalho colaborativo, permeado de interações online cada vez mais frequentes.
Zotero
Zotero é um programa open source da família de gerenciadores bibliográficos. Foi desenvolvido e é mantido pelo Centro de História e Novas Mídias da Universidade George Mason e apoiado por uma grande comunidade de voluntários. Instalado em seu computador, ele é capaz de se conectar aos navegadores Web mais utilizados (Firefox, Chrome, Safari, Edge) e facilita enormemente as tarefas de coletar, organizar e citar referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos. Por ser open source e gratuito, Zotero é desenvolvido por uma organização independente que não possui interesses financeiros nas informações privadas dos seus usuários.
O Zotero pode ser baixado e instalado através do link www.zotero.org
Você pode utilizar Zotero para...
- Criar e organizar uma base de dados personalizada de referências
- Importar referências automaticamente de vários sites e portais de pesquisa
- Formatar bibliografias em trabalhos acadêmicos, projetos e artigos científicos
Por que escolher Zotero e não outra ferramenta, como Refworks, EndNote ou Mendeley?
- Sua biblioteca Zotero é salva localmente e pode ser acessada através de uma conta Zotero nas nuvens e sincronizar suas referências em outros computadores que porventura você utilizar. Se você pesquisa e escreve principalmente em um computador, o Zotero é uma ótima opção.
- Zotero por ser utilizado offline - uma conexão internet não é necessária para trabalhar com a sua biblioteca Zotero.
- Aprender a usar o Zotero é fácil
Onde eu encontro Zotero?
Baixar o Zotero pelo link https://www.zotero.org/download/
1. Faça o download de Zotero para o seu sistema (o programa é compatível com Windows, Linux e MacOs). Se você planeja utilizar Zotero com um processador de texto, feche todos os programas (Word, LibreOffice) antes de rodar o instalador.
2. Como observado na imagem acima, o site do Zotero identifica automaticamente o navegador que a pessoa está utilizando. Zotero é compatível com praticamente todos os navegadores mais populares (Chrome, Firefox, Safari, Edge e Opera). Use qualquer um desses navegadores para acessar a página de Zotero se você quiser instalar os conectores. Na verdade é fortemente recomendado (se não obrigatório!) instalar o conector. Você pode instalar quantos conectores quiser - todos se conectarão ao Zotero.
Observação: talvez alguns navegadores funcionarão melhor do que outros. É sempre bom testar mais do que um para a utilização de Zotero. Como o programa foi originalmente criado como um plugin de Firefox, Zotero funciona muito bem neste navegador.
Começando com Zotero
Zotero fornece a possibilidade de salvar referências de muitos portais e bancos de dados com apenas um clique. A sua biblioteca Zotero permite que você organize as referências e edite as informações.
O Zotero é um programa simples e visualmente é organizado em três colunas:
1. Biblioteca e coleções: a coluna da esquerda inclui «Minha biblioteca» e quantas coleções (e subcoleções) o usuário quiser criar e contém todos os itens salvos. Não é possível renomear «Minha biblioteca». Para criar uma coleção, é só clicar com o botão direito do mouse sobre o icone de «Minha biblioteca» e escolher a opção «Nova coleção...» As coleções são dossiês utilizados para guardar referências sobre um tópico específico de sua pesquisa.
Abaixo da sessão da biblioteca e suas coleções fica a sessão das etiquetas (tags) relacionadas às referências presentes na biblioteca.
2. Itens: A coluna central de Zotero exibe uma lista de todas as referências presentes em uma determinada coleção ou em toda a biblioteca. Cada item apresenta icônes que identificam os tipos de referências (livro, artigo, capítulo de livro, tese ou dissertação etc)
3. Detalhes do item: A coluna da direita exibe as informações e metadados das referências que foram importadas pelo Zotero. Cada item pode ser editado manualmente. Esta coluna é organizada em abas (Informações, Notas, Etiquetas, Relacionamentos) que podem ser utilizadas para diferentes propósitos.
Sincronizando seus dados
Para determinar onde seus dados do Zotero estão sendo armazenados, vá para a guia Avançado das Preferências do Zotero e procure em «Arquivos e pastas». O diretório padrão está listado em «Localização do diretório de dados».
Sincronizando dados e arquivos
Todas as informações, notas e anexos do item importado para a sua coleção do Zotero são armazenados localmente neste diretório no seu computador. Os dados da biblioteca do Zotero - informações sobre itens, notas, tags etc. - estão incluídos no arquivo zotero.sqlite. Seus anexos - PDFs, instantâneos da web, audiofiles etc. - estão na pasta de armazenamento. Se você quiser acessar suas coleções de qualquer computador conectado à Internet, deverá se registrar no Zotero para obter uma conta e sincronizar seus dados entre o computador e os servidores do Zotero.
Sincronizando dados
Tudo em suas coleções, incluindo notas, links e tags, será salvo no servidor. Não há limite para a quantidade de dados que podem ser sincronizados (observe que isso é diferente da sincronização de arquivos, que é abordada abaixo).
Depois de se registrar no Zotero, abra a guia «Sincronização» de Preferências do Zotero e insira suas informações de login nos espaços Usuário e Senha.
Na próxima tela, você terá opções para a sincronização de dados. Se você escolher Sincronizar automaticamente, sempre que forem feitas alterações, o Zotero sincronizará automaticamente seus dados. Se você desativar esta opção, poderá sincronizar manualmente a qualquer momento clicando no botão
“Sincronizar com o zotero.org” no lado direito do aplicativo Zotero. Os PDFs anexados são indexados apenas no computador em que foram adicionados. «Sincronizar todo o conteúdo do texto» sincroniza o índice entre computadores, garantindo que a pesquisa de texto completo inclua todos os arquivos, independentemente de onde eles foram indexados.
Por padrão, o Zotero mescla sua biblioteca local do Zotero com a sua biblioteca no zotero.org - todas as alterações feitas em um local serão aplicadas ao outro e a todos os outros computadores sincronizados. Se um item tiver sido alterado em vários locais entre as sincronizações, você receberá uma caixa de diálogo de resolução de conflitos perguntando qual versão deseja manter. Nos raros casos em que você deseja substituir completamente a biblioteca do servidor pelo conteúdo da biblioteca local ou vice-versa, você pode usar as Opções de Redefinição de Sincronização.
Sincronização de arquivos com Zotero
Na imagem acima, as opções para Sincronização de arquivos com Zotero estão selecionadas. A sincronização de dados sincroniza os itens da biblioteca, mas não sincroniza os arquivos anexados (PDFs, arquivos de áudio e vídeo, imagens etc.). As opções aqui permitem configurar a sincronização de arquivos para acompanhar a sincronização de dados, usando o Zotero File Storage. Cada usuário do Zotero recebe 300 MB de Zotero File Storage gratuito para arquivos anexados, com planos de armazenamento maiores disponíveis para compra.
Colaboração
Grupos Zotero
Os grupos Zotero permitem que você compartilhe e colabore com outras pessoas em grupos públicos ou privados que você pode criar. Você também pode ingressar em um grupo público existente do Zotero pesquisando-o ou ser convidado para um grupo pelo seu proprietário.
Grupos privados | Grupo público, acesso restrito | Grupo público, livre acesso | |
---|---|---|---|
Grupo Zotero visível a todos | Não | Sim | Sim |
Grupo Zotero achável em pesquisa por grupos | Não | Sim | Sim |
Grupo Zotero exibido em páginas de perfil de membros | Não | Sim | Sim |
Acesso apenas por convite | Sim | Sim | Não |
Membros podem compartilhar referências | Sim | Sim | Sim |
Membros podem compartilhar arquivos | Sim (se permitido) | Sim (se permitido) | Não |
Administrador pode esconder a biblioteca para não membros | Sim | Sim | Sim |
Criar um grupo
1. Ir em https://www.zotero.org e fazer o login na sua conta Zotero.
2. Ir em https://www.zotero.org/groups/ e clicar em «Create a New Group»
3. Escolha um nome para o seu grupo, e defina o tipo de grupo.
4. Configure e salve o seu Group Settings e Library Settings
5. Em Members Settings você pode determinar papeis para os membros e convidar novos membros. Você pode enviar os convites por e-mail ou os nomes e usuários do Zotero.
Papeis dos membros:
- Dono do grupo: pode alterar o status público / privado do grupo, controlar o acesso dos membros, alterar as configurações do grupo e excluir / transferir a propriedade de um grupo.
- Administrador: altera o status público / privado do grupo, controla o acesso dos membros e altera as configurações do grupo.
- Membro: pode editar a biblioteca do grupo de acordo com o nível de acesso determinado pelo administrador ou proprietário do grupo.
ZoteroBib
O ZoteroBib é um novo serviço que ajuda a criar uma bibliografia a partir de qualquer computador ou dispositivo sem criar uma conta ou instalar um software. É uma boa alternativa ao Zotero se você precisar criar uma bibliografia única para um artigo. O ZoteroBib suporta mais de 9.000 estilos CSL, incluindo estilos populares como APA, MLA e Chicago / Turabian.
Na página da web que exibe o item que você deseja adicionar à sua bibliografia, copie o URL da barra de endereços do navegador.
Vá para https://zbib.org e cole o URL na caixa de pesquisa e clique em «Cite». ZoteroBib extrai os dados bibliográficos e cria uma citação. Edite a citação conforme necessário. Quando terminar, clique em «Fechar» e sua citação é adicionada à sua bibliografia.
Continue adicionando entradas usando URLs. Se o salvamento de um URL não funcionar, ou se você possui um livro, impressão ou PDF que não pode ser facilmente encontrado on-line, copie ou digite um ISBN, DOI, PubMed ID ou arXiv ID.
Em «Bibliografia», escolha o estilo de citação preferido. Clique duas vezes em qualquer entrada que exija edição adicional.
Quando terminar, escolha uma opção de exportação no menu suspenso.
Visite as Perguntas frequentes (em inglês) sobre o ZoteroBib para obter mais detalhes.
Zotfile
O ZotFile é um plugin que permite adicionar destaques e anotações aos PDFs salvos na sua Biblioteca Zotero e extraí-los às notas anexadas aos itens de sua biblioteca.
Para instalar:
1. No site do ZotFile, clique em Download e o arquivo .xpi será baixado.
2. No aplicativo Zotero, vá para Ferramentas> Extensões.
3. Clique no ícone de roda dentada e escolha «Install Add-on From File...»
4. Localize o arquivo .xpi baixado e clique em Abrir
Extrair realces e anotações de PDFs
Quando você abre um PDF na sua biblioteca do Zotero com um aplicativo que adiciona realces e anotações, o Zotero pode extraí-los e salvá-los como notas anexadas no Zotero. Recomenda-se a utilização do programa Adobe Acrobat Reader DC.
No exemplo acima, uma parte do texto foi destacada e foi adicionado um comentário. Em «Minha biblioteca» do Zotero, clique com o botão direito do mouse no PDF e escolha «Manage Attachements» e depois «Extract Annotations». Veja na figura abaixo as áreas destacadas em azul dos menus suspensos.
A seção destacada e o comentário são adicionados como uma nota e anexados à citação. O ZotFile também inclui o número da página do texto destacado (ver figura abaixo). Os links presentes na nota permitem que se retorne rapidamente às seções específicas do PDF.