Zotero

(actualisé le ) por Aléssio

Uma ferramenta completa para importar, gerenciar e citar fontes bibliográficas de uma maneira segura, eficaz e rápida. Um tutorial básico traduzido e adaptado da Universidade da California (UC Berkeley Library, Creative Commons CC-BY-NC).

Apresentação

A pesquisa bibliográfica é um exercício continuo no processo de elaboração de trabalhos científicos e acadêmicos e é uma etapa fundamental para a definição da base teórica e conceitual de uma pesquisa ou projeto (Marsiglia, 2006) [1]. As referências bibliográficas representam a espinha dorsal de qualquer trabalho cientifico e nos ajudam a rastrear a origem de um estudo ou dos métodos adotados (Ahmed e Dhubaib, 2011) [2]. Se bem que presente no conteúdo de disciplinas de introdução ao método cientifico em diferentes cursos universitários, o ensino da realização de pesquisa bibliográfica, através notadamente da Internet, ainda necessita atenção especial, pois é uma atividade que demanda algumas competências especificas que a maioria dos estudantes ainda não possui suficientemente (Beaufils, 2003) [3] no início e mesmo em estágios mais avançados do percurso acadêmico.

O advento e a democratização do acesso a Internet como também o desenvolvimento de bases virtuais de dados tornou o trabalho de pesquisa bibliográfica mais dinâmico e também mais complexo. Beaufils (2003) explica que uma das dificuldades habitualmente encontradas por estudantes quando se deparam com a tarefa de realizar uma pesquisa bibliográfica é de ordem técnica, pois não dominam bem as ferramentas utilizadas (computador, programas e bases de dados da Internet). Sem um treinamento especifico, os estudantes podem levar mais tempo para adquirir competências e autonomia quanto à realização de pesquisas bibliográficas eficientes como também poderão elaborar técnicas próprias que poderão se mostrar obsoletas quando confrontadas com técnicas sistemáticas e mais avançadas de pesquisa (Vanhecke, 2008) [4].

Com a proliferação exponencial de recursos e trabalhos científicos presentes na Internet, estudantes e pesquisadores têm cada vez mais dificuldades de encontrar uma forma de gerir as suas bases bibliográficas (Duong, 2010; Cordón-García et al, 2009) [5] [6]. Em um trabalho publicado em 2006, Rui Wang [7] mostrou que estudantes que seguiram um curso especifico de pesquisa bibliográfica (library credit course) citaram mais recursos acadêmicos, produziram menos citações incompletas e obtiveram notas mais altas em trabalhos e na produção de artigos do que estudantes que não seguiram o curso.

No Brasil, grande parte dos cursos universitários de graduação integram em seus currículos atividades obrigatórias comuns como o estágio, o trabalho de conclusão de curso e a elaboração de projetos de pesquisa. Tais atividades exigem do estudante/pesquisador um aprofundamento da metodologia científica e promovem consequentemente o desenvolvimento de competências especificas relacionadas a diferentes áreas de conhecimento. A pesquisa bibliográfica permeia todas estas atividades curriculares, além de também ser realizada basicamente da mesma forma em diferentes disciplinas científicas (biologia, geologia, fisica, quimica etc). A Internet, juntamente com uma grande variedade de softwares, facilita enormemente a pesquisa bibliográfica e ainda permite um trabalho colaborativo, permeado de interações online cada vez mais frequentes.

Zotero

Zotero é um programa open source da família de gerenciadores bibliográficos. Foi desenvolvido e é mantido pelo Centro de História e Novas Mídias da Universidade George Mason e apoiado por uma grande comunidade de voluntários. Instalado em seu computador, ele é capaz de se conectar aos navegadores Web mais utilizados (Firefox, Chrome, Safari, Edge) e facilita enormemente as tarefas de coletar, organizar e citar referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos. Por ser open source e gratuito, Zotero é desenvolvido por uma organização independente que não possui interesses financeiros nas informações privadas dos seus usuários.

O Zotero pode ser baixado e instalado através do link www.zotero.org

Você pode utilizar Zotero para...

  • Criar e organizar uma base de dados personalizada de referências
  • Importar referências automaticamente de vários sites e portais de pesquisa
  • Formatar bibliografias em trabalhos acadêmicos, projetos e artigos científicos

Por que escolher Zotero e não outra ferramenta, como Refworks, EndNote ou Mendeley?

  • Sua biblioteca Zotero é salva localmente e pode ser acessada através de uma conta Zotero nas nuvens e sincronizar suas referências em outros computadores que porventura você utilizar. Se você pesquisa e escreve principalmente em um computador, o Zotero é uma ótima opção.
  • Zotero por ser utilizado offline - uma conexão internet não é necessária para trabalhar com a sua biblioteca Zotero.
  • Aprender a usar o Zotero é fácil

Onde eu encontro Zotero?

Baixar o Zotero pelo link https://www.zotero.org/download/

1. Faça o download de Zotero para o seu sistema (o programa é compatível com Windows, Linux e MacOs). Se você planeja utilizar Zotero com um processador de texto, feche todos os programas (Word, LibreOffice) antes de rodar o instalador.

2. Como observado na imagem acima, o site do Zotero identifica automaticamente o navegador que a pessoa está utilizando. Zotero é compatível com praticamente todos os navegadores mais populares (Chrome, Firefox, Safari, Edge e Opera). Use qualquer um desses navegadores para acessar a página de Zotero se você quiser instalar os conectores. Na verdade é fortemente recomendado (se não obrigatório!) instalar o conector. Você pode instalar quantos conectores quiser - todos se conectarão ao Zotero.

Observação: talvez alguns navegadores funcionarão melhor do que outros. É sempre bom testar mais do que um para a utilização de Zotero. Como o programa foi originalmente criado como um plugin de Firefox, Zotero funciona muito bem neste navegador.

Começando com Zotero

Zotero fornece a possibilidade de salvar referências de muitos portais e bancos de dados com apenas um clique. A sua biblioteca Zotero permite que você organize as referências e edite as informações.

O Zotero é um programa simples e visualmente é organizado em três colunas:

1. Biblioteca e coleções: a coluna da esquerda inclui «Minha biblioteca» e quantas coleções (e subcoleções) o usuário quiser criar e contém todos os itens salvos. Não é possível renomear «Minha biblioteca». Para criar uma coleção, é só clicar com o botão direito do mouse sobre o icone de «Minha biblioteca» e escolher a opção «Nova coleção...» As coleções são dossiês utilizados para guardar referências sobre um tópico específico de sua pesquisa.

Abaixo da sessão da biblioteca e suas coleções fica a sessão das etiquetas (tags) relacionadas às referências presentes na biblioteca.

2. Itens: A coluna central de Zotero exibe uma lista de todas as referências presentes em uma determinada coleção ou em toda a biblioteca. Cada item apresenta icônes que identificam os tipos de referências (livro, artigo, capítulo de livro, tese ou dissertação etc)

3. Detalhes do item: A coluna da direita exibe as informações e metadados das referências que foram importadas pelo Zotero. Cada item pode ser editado manualmente. Esta coluna é organizada em abas (Informações, Notas, Etiquetas, Relacionamentos) que podem ser utilizadas para diferentes propósitos.

Importando referências

Opções para importar referências

Importando itens de fontes online

Realizando uma pesquisa em portais de artigos científicos, catálogos de bibliotecas, motores de pesquisa na Internet e em outras fontes de dados, diferentes icônes serão exibidos na barra de menu do seu navegador.

Os ícones de artigo ( ), de livro ( ), de capítulo de livro ( ) ou de página web ( ) que podem aparecer na barra de menu do navegador indicam que você está visualizando um item específico. Clicando neste ícone, você importará a referência do item em tela para a sua biblioteca/coleção.

Se o icône de uma pasta amarela aparecer na barra de menu do navegador, é sinal de que você está visitando uma lista de referências. Clique no icône para revelar uma janela com a mesma lista de referências encontradas na página web visitada, com caixas de marcação ao lado de cada item e os botões «Select All», «Deselect All», «Cancel» e «OK». Marque as referências que deseja salvar na sua biblioteca através das caixas de marcação e clique em «OK». Assim é possível salvar vários itens ao mesmo tempo na sua biblioteca.

Observação: O Zotero é uma ferramenta sensacional e importará todas as informações necessárias para criar uma bibliografia em um piscar de olhos. Porém, frequentemente, as referências são importadas com algumas informações ausentes (ano, volume, número etc). Definitivamente isto não é culpa do Zotero. O programa apenas importa as informações disponíveis no servidor de origem dos dados. Desta forma, será necessário informar manualmente os dados ausentes. Todos os elementos bibliográficos necessários devem ser incluídos nos registros ou a bibliografia que você produzir posteriormente estará incompleta.

Adicionar referências manualmente

A importação de citações para suas coleções do Zotero nem sempre funciona sem algum percalço. Se, por algum motivo, um ícone não aparecer na barra de endereços ou se as informações não estiverem sendo importadas corretamente, convém usar outra opção.

Utilize a opção «Novo item» para adicionar manualmente uma referência. Selecione o tipo de item no menu suspenso e insira os dados da referência na aba «Informações» na coluna da direita do Zotero.

Se você conhece o ISBN, o DOI (Digital Object Identifier ou o PubMed ID da referência, utilize a opção «Adicionar item(ns) segundo identificador».

Importando itens de outras ferramentas

Para importar bibliotecas de outras ferramentas de gerenciamento de referências para o Zotero, comece exportando os dados bibliográficos do outro programa. No Zotero, você encontrará a opção «Importar...» no menu «Arquivo (F)» na barra de menus. Escolha de onde você deseja importar, navegue até o seu arquivo, selecione-o e clique no botão «Abrir».

O Zotero pode importar os seguintes formatos de arquivos de bibliografia:

  • Zotero RDF (Resource Description Framework)
  • MODS (Metadata Object Description Schema)
  • BibTeX
  • RIS
  • Refer/BibIX
  • Unqualified Dublin Core RDF
  • Mendeley

Se você deseja transferir bibliotecas completas do Zotero entre diferentes instalações do Zotero, use as funções de sincronização do programa, em vez da função de importação/exportação. De todo modo, é recomendado fazer um backup regular da biblioteca através da função exportação.

Importando páginas web

Nem todos os sites que você visita fornecem ao Zotero o que é necessário para o aplicativo reconhecer as informações bibliográficas da página. Se a página não puder ser «reconhecida», você verá um ícone de página cinza:

Se a opção “Salvar instantâneos automaticamente ao criar itens de páginas da web” estiver ativada em Editar> Preferências> Geral, uma cópia (ou instantâneo) da página da web poderá ser salva no computador e adicionada como um item filho. Para visualizar a cópia salva, clique duas vezes no instantâneo.

Clicar com o botão direito do mouse no botão do conector do navegador oferece a opção de salvar um instantâneo da página da Web ou salvá-la sem um instantâneo. Salvá-lo com o instantâneo permitirá que você veja a página como estava no dia em que a capturou.

Adicionando PDFs

Adicione PDFs à sua biblioteca, arrastando-os para o painel do Zotero. Se os PDFs forem de artigos relativamente recentes e não forem documentos escaneados, o Zotero recuperará automaticamente os metadados do artigo e incluirá a referência na biblioteca do Zotero. O PDF será anexado automaticamente à nova referência.

Em Editar > Preferências > Geral marque as opções «Extrair metadados dos PDFs automaticamente e»Renomeia os arquivos anexos automaticamente, utilizando metadados do item pai" para explorar tais funcionalidades do Zotero.

Adicionando referências de uma lista bibliográfica já criada

É possível incluir referências no Zotero a partir de bibliografias já redigidas anteriormente. Este procedimento pode ser realizado através de sites como AnyStyle. O AnyStyle é um analisador de bibliografia on-line baseado em machine learning, escrito por um desenvolvedor do Zotero. Exporte citações analisadas no formato BibTeX ou CSL-JSON e importe-as para o Zotero.

Caso contrário, sua melhor opção é encontrar os itens online em um repositório compatível com o Zotero ou, como último recurso, inserir manualmente as referências.

Organizando a sua biblioteca

Coleções

Tudo o que foi adicionado à biblioteca do Zotero aparece em «Minha biblioteca». Você pode criar coleções correspondentes aos seus projetos e temas específicos clicando no ícone «Nova coleção...» acima do painel Biblioteca. Você pode adicionar sub-coleções nas coleções. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a coleção na qual você deseja incluir uma sub-coleção. Com este mesmo comando, você pode renomear a coleção, remover a coleção e remover coleção e itens.

Se você tiver uma coleção selecionada ao importar itens para sua biblioteca, os itens aparecerão em «Minha biblioteca» e na coleção que você selecionou. Não são pastas nas quais você está classificando suas citações. É melhor pensar nestas «pastas» como rótulos. A referência original está sempre na biblioteca. Quando você remove um item de uma coleção, ele não será removido de «Minha Biblioteca» (mas se você excluir um item de «Minha Biblioteca», ele será excluído de todas as coleções).

Para copiar itens em coleções, selecione-os em «Minha biblioteca» e arraste-os para a coleção. O mesmo item pode existir simultaneamente em várias coleções. Para ver quais coleções você colocou um item, selecione o item e pressione o botão Ctrl. As coleções serão destacadas em amarelo.

Organizando a sua biblioteca

Além de armazenar informações bibliográficas, o Zotero pode salvar links para o texto completo, anexos de texto completo, etiquetas (tags) para organizar seu conteúdo, instantâneos de páginas, notas sobre os itens e também notas independentes.

Etiquetas

Quando você importa itens de bancos de dados, os descritores de assunto anexados aos itens podem ser importados como tags. Você pode editá-los, excluí-los ou adicionar suas próprias tags a cada item. Todas as tags são exibidas na parte inferior da coluna esquerda e as tags para cada item são exibidas na coluna de detalhes do item quando o item é selecionado. As tags podem ser editadas nos dois locais. Para impedir que as tags sejam importadas com itens, vá para Editar> Preferências> Geral e desmarque «Etiquetar os itens com palavras-chaves e cabeçalhos de assunto automaticamente».

Por padrão, o Seletor de tags na coluna esquerda mostra todas as tags presentes na biblioteca ou coleção atualmente selecionada. Como uma forma alternativa de adicionar tags, você pode arrastar um ou vários itens (ou arquivos, links e notas) da coluna central e soltá-los em uma tag no Seletor de tags.

Notas

Para criar uma nota anexada a um item, selecione o item da lista na coluna central e clique no botão «Nova nota» na parte superior da coluna central e selecione «Adicionar nota filha» ou vá para «Notas»na coluna da direita e clique no botão«Adicionar».

Uma nota será criada como um anexo ao item (também aparecerá na guia «Notas») e um editor de notas aparecerá na coluna da direita. Você pode criar uma janela dedicada para o editor clicando no botão «Editar em uma janela separada» na parte inferior do editor. O texto nas notas é salvo à medida que você digita.

O Zotero às vezes importa automaticamente informações de uma fonte, como um sumário ou resumo, para as anotações de um item. Use o editor para alterar ou excluir essas entradas.

Notas isoladas - as notas isoladas não estão diretamente relacionadas a nenhum item da sua biblioteca e aparecerão na lista de itens da sua biblioteca. Para criar uma nota isolada, clique no botão «Nova nota» e selecione «Nova nota isolada».

Anexos

Você pode configurar suas preferências do Zotero (> Geral) para que, ao importar informações bibliográficas, dependendo da disponibilidade, o Zotero importe um link para o item, uma captura instantânea do item ou o texto completo do item (em PDF, frequentemente). Eles aparecem como itens filho anexados aos itens listados na coluna do meio. Como visto abaixo, os PDFs geralmente têm um rótulo genérico (por exemplo, «Full text»). Clique com o botão direito do mouse no rótulo e escolha «Renomear arquivo a partir dos metadados do item pai» para alterar esse rótulo para o título do artigo.

Coleções de pesquisa

A partir do momento que a sua biblioteca estiver bem recheada de referências bibliográficas, você poderá realizar pesquisas na sua própria base de dados. O Zotero pesquisa citações, notas e PDFs anexados para o seu termo de pesquisa. Clique no ícone Pesquisa avançada para abrir a tela de pesquisa avançada.

Sincronizando seus dados

Para determinar onde seus dados do Zotero estão sendo armazenados, vá para a guia Avançado das Preferências do Zotero e procure em «Arquivos e pastas». O diretório padrão está listado em «Localização do diretório de dados».

Sincronizando dados e arquivos

Todas as informações, notas e anexos do item importado para a sua coleção do Zotero são armazenados localmente neste diretório no seu computador. Os dados da biblioteca do Zotero - informações sobre itens, notas, tags etc. - estão incluídos no arquivo zotero.sqlite. Seus anexos - PDFs, instantâneos da web, audiofiles etc. - estão na pasta de armazenamento. Se você quiser acessar suas coleções de qualquer computador conectado à Internet, deverá se registrar no Zotero para obter uma conta e sincronizar seus dados entre o computador e os servidores do Zotero.

Sincronizando dados

Tudo em suas coleções, incluindo notas, links e tags, será salvo no servidor. Não há limite para a quantidade de dados que podem ser sincronizados (observe que isso é diferente da sincronização de arquivos, que é abordada abaixo).

Depois de se registrar no Zotero, abra a guia «Sincronização» de Preferências do Zotero e insira suas informações de login nos espaços Usuário e Senha.

Na próxima tela, você terá opções para a sincronização de dados. Se você escolher Sincronizar automaticamente, sempre que forem feitas alterações, o Zotero sincronizará automaticamente seus dados. Se você desativar esta opção, poderá sincronizar manualmente a qualquer momento clicando no botão “Sincronizar com o zotero.org” no lado direito do aplicativo Zotero. Os PDFs anexados são indexados apenas no computador em que foram adicionados. «Sincronizar todo o conteúdo do texto» sincroniza o índice entre computadores, garantindo que a pesquisa de texto completo inclua todos os arquivos, independentemente de onde eles foram indexados.

Por padrão, o Zotero mescla sua biblioteca local do Zotero com a sua biblioteca no zotero.org - todas as alterações feitas em um local serão aplicadas ao outro e a todos os outros computadores sincronizados. Se um item tiver sido alterado em vários locais entre as sincronizações, você receberá uma caixa de diálogo de resolução de conflitos perguntando qual versão deseja manter. Nos raros casos em que você deseja substituir completamente a biblioteca do servidor pelo conteúdo da biblioteca local ou vice-versa, você pode usar as Opções de Redefinição de Sincronização.

Sincronização de arquivos com Zotero

Na imagem acima, as opções para Sincronização de arquivos com Zotero estão selecionadas. A sincronização de dados sincroniza os itens da biblioteca, mas não sincroniza os arquivos anexados (PDFs, arquivos de áudio e vídeo, imagens etc.). As opções aqui permitem configurar a sincronização de arquivos para acompanhar a sincronização de dados, usando o Zotero File Storage. Cada usuário do Zotero recebe 300 MB de Zotero File Storage gratuito para arquivos anexados, com planos de armazenamento maiores disponíveis para compra.

Bibliografias

Criando uma bibliografia

Configurando suas preferências de citação

Antes de criar a sua bibliografia, você deve escolher o estilo de citação indicado para o seu trabalho ou um estilo de sua preferência. Em Editar > Preferências > Exportação escolha o estilo na lista suspensa.

Criando uma bibliografia simples de uma lista de itens de sua biblioteca ou de uma coleção específica

  • Cópia rápida - selecione títulos na sua lista de itens, arraste e solte-os em um arquivo de processamento de texto aberto.
  • Clique com o botão direito do mouse para criar bibliografia - selecione um ou mais itens da lista que você deseja incluir na bibliografia e clique com o botão direito do mouse (ou clique com a tecla Control pressionada em Macs) para selecionar «Criar bibliografia a partir de itens selecionados...». As reticências do final deste comando significa que uma nova janela aparecerá com muitas opções para a criação da bibliografia.

Na janela «Criar citação/bibliografia» você poderá escolher o estilo de citação, o modo de saída e o método de saída. O método de saída informa ao Zotero como você deseja criar a sua bibliografia:

  • Salvar como RTF - permitirá que você salve a sua lista bibliográfica como rich test file.
  • Salvar como HTML - permitirá que você salve a lista bibliográfica como um arquivo HTML para a visualização em um navegador web. Esse formato também incorporará metadados, permitindo que outros usuários do Zotero que visualizam o documento capturem informações bibliográficas.
  • Copiar para a Área de Transferência - esta opção permite salvar a bibliografia na área de transferência e poderá ser colada em qualquer espaço que permita o comando CTRL+V (processadores de texto, corpo de e-mail, bloco de notas etc). Digamos que é um CTRL+C com estilo...
  • Imprimir - enviará a sua bibliografia diretamente para a sua impressora.

Integração com processadores de texto

Os plugins de processador de texto para Microsoft Word e LibreOffice são fornecidos com o Zotero e são instalados automaticamente para cada processador de texto quando você inicia o Zotero pela primeira vez. Os plugins permitirão que você insira citações enquanto escreve.

Você pode reinstalar plugins em Editar> Preferências> Citação> Processadores de texto. Se você precisar reinstalar os plugins, feche o software de processamento de texto primeiro.

Usando Zotero com o Microsoft Word

O plugin do Microsoft Word adicionará ao seu menu uma guia Zotero, uma guia Add-ins ou ambas. No Windows, o Zotero instala dois arquivos - Zotero.dotm e Zotero.dot na pasta STARTUP (no Windows, ele está localizado em C:\Usuários\AppData\Roaming\Microsoft\Word\STARTUP). O Zotero.dotm é necessário para o Word versão 2007 e superior; se você excluir o Zotero.dot da pasta STARTUP, a guia Add-ins será removida.

Na guia Zotero do Word, você encontrará o seguinte menu:

ÍconeDescrição
Adiciona uma nova citação ou edita uma citação existente no seu documento no local do cursor. A primeira vez que você fizer isso em um novo documento, a janela «Zotero - Preferências do documento» aparecerá para você informar, principalmente, o estilo da citação que será aplicado ao documento.
Insere uma bibliografia no local do cursor ou edita uma bibliografia existente (criada por Zotero).
Abre a janela «Zotero - Preferências do documento».
Atualiza todas as citações e a bibliografia, atualizando quaisquer metadados de itens que tenham sido modificados na biblioteca do Zotero.
Quebra o link com o Zotero removendo os campos de código. Este comando bloqueia todos as atualizações automáticas de citações e da bibliografia. Este procedimento é irreversível e só deve ser realizado quando o documento final estiver pronto. Dessa forma é fortemente recomendado criar uma cópia do documento final deixando uma versão editável com os campos de código Zotero ainda ativos.

Usando Zotero com o LibreOffice

A instalação do plug-in adiciona uma barra de ferramentas ao menu do LibreOffice Writer. É importante notar que o LibreOffice para Windows requer o Java Runtime Environment (JRE) e a versão (32 ou 64 bits) deve corresponder à versão do LibreOffice que você baixou. Evite problemas de instalação, certificando-se de que o JRE no seu computador esteja atualizado e escolhido como uma opção em Ferramentas> Opções> menu Avançado do LibreOffice antes da instalação (ou reinstalação).

A utilização de Zotero no LibreOffice ocorre exatamente da mesma forma como no Microsoft Word. Apenas os ícones possuem um design um pouco diferente.

Adicionando citações em um documento

Ao escrever seu documento, quando você chegar a um ponto em que deseja adicionar uma citação, clique no botão «Add/Eddit Citation» na guia Zotero do processador de texto e, em seguida, procure a citação em sua coleção na caixa de diálogo de citação. Selecione sua citação entre as opções mostradas e pressione enter. Se você deseja inserir várias citações, continue digitando depois de selecionar a primeira referência.

Se você deseja adicionar detalhes a uma citação, como um comentário antes ou depois ou um número de página, clique na referência na caixa de diálogo de citação para abrir um pop-up que permite inserir as informações.

Se você clicar no na caixa de diálogo de citação, a opção de olhar para a «Visão clássica» será exibida. Isso abre uma janela que dá acesso a todos os seus diretórios e citações salvas na sua pasta. Você também pode adicionar comentários e números de página nesta janela, além de selecionar várias referências a serem combinadas em uma citação. Como dito anteriormente neste tutorial, se você preferir essa visualização, poderá configurá-la como padrão em Preferências> Citação> Processadores de texto e marcar a opção «Utilizar a caixa de diálogo de adição de citação clássica».

Para gerar uma bibliografia a partir de todos os itens que você referenciou no texto, posicione o cursor onde deseja que a bibliografia comece e clique no botão «Add/Edit Bibliography» do guia Zotero do seu processador e texto.

Colaboração

Grupos Zotero

Os grupos Zotero permitem que você compartilhe e colabore com outras pessoas em grupos públicos ou privados que você pode criar. Você também pode ingressar em um grupo público existente do Zotero pesquisando-o ou ser convidado para um grupo pelo seu proprietário.

Grupos privadosGrupo público, acesso restritoGrupo público, livre acesso
Grupo Zotero visível a todos Não Sim Sim
Grupo Zotero achável em pesquisa por grupos Não Sim Sim
Grupo Zotero exibido em páginas de perfil de membros Não Sim Sim
Acesso apenas por convite Sim Sim Não
Membros podem compartilhar referências Sim Sim Sim
Membros podem compartilhar arquivos Sim (se permitido) Sim (se permitido) Não
Administrador pode esconder a biblioteca para não membros Sim Sim Sim

Criar um grupo

1. Ir em https://www.zotero.org e fazer o login na sua conta Zotero.

2. Ir em https://www.zotero.org/groups/ e clicar em «Create a New Group»

3. Escolha um nome para o seu grupo, e defina o tipo de grupo.

4. Configure e salve o seu Group Settings e Library Settings

5. Em Members Settings você pode determinar papeis para os membros e convidar novos membros. Você pode enviar os convites por e-mail ou os nomes e usuários do Zotero.

Papeis dos membros:

  • Dono do grupo: pode alterar o status público / privado do grupo, controlar o acesso dos membros, alterar as configurações do grupo e excluir / transferir a propriedade de um grupo.
  • Administrador: altera o status público / privado do grupo, controla o acesso dos membros e altera as configurações do grupo.
  • Membro: pode editar a biblioteca do grupo de acordo com o nível de acesso determinado pelo administrador ou proprietário do grupo.

Pesquisando na biblioteca

Pesquisa rápida

A pesquisa rápida é uma forma prática de encontrar itens na biblioteca ou em uma coleção.

Para começar uma pesquisa na sua própria biblioteca, clique na caixa de pesquisa que se encontra no topo da coluna central do Zotero e comece a digitar a sua palavra-chave. Enquanto digita, apenas os itens que combinam com a palavra-chave vão permanecer na coluna central.

Opções de pesquisa rápida

A pesquisa rápida pode ser usada em três maneiras diferentes:

  • Título, autor, ano - combina a pesquisa com estes três campos, como também o título de revistas.
  • Todos os campos e etiquetas - Combina a pesquisa com todos os campos, inclusive as etiquetas e textos nas notas.
  • Tudo - combina a pesquisa com todos os campos, etiquetas, textos das notas e os textos indexados em PDFs (isto requer que a Indexação de PDF esteja ativada)

Pesquisa avançada

As pesquisas avançadas oferecem um controle mais refinado do que as pesquisas rápidas e permitem salvar as próprias pesquisas.

Para iniciar uma pesquisa avançada clique no ícone da lupa , que fica ao lado da caixa de pesquisa.

Nesta janela, você pode filtrar itens pelo conteúdo de campos específicos ou por outras propriedades, como o tipo de item ou a coleção à qual um item pertence. É possível configurar vários filtros clicando no botão mais.

Defina a biblioteca para pesquisar usando a opção «Pesquisar na biblioteca:» na parte superior da janela. No momento, não é possível pesquisar em várias bibliotecas ao mesmo tempo.

Por padrão, os itens só aparecem nos resultados da pesquisa se eles satisfizerem todos os critérios de pesquisa. Para alterar a pesquisa para que todos os itens correspondentes a pelo menos um critério sejam retornados, altere a opção «Corresponder a todos os» para «qualquer um dos».

Você pode filtrar itens pelas coleções ou pesquisas salvas às quais eles pertencem pesquisando por «Coleção». Para incluir itens nas sub-coleções de coleções correspondentes nos resultados da pesquisa, marque «Pesquisar sub-coleções».

Para ocultar itens pai não correspondentes com itens filhos que correspondem aos critérios de pesquisa e recolher itens pai correspondentes com itens filhos correspondentes, marque «Exibir apenas itens do nível mais alto».

Para comparar os critérios de pesquisa com os itens pai e seus filhos, marque «Incluir itens pai e filho dos itens correspondentes». Se esta opção estiver selecionada e «Corresponder» estiver definido como «todos os», os itens pai / filho ainda serão exibidos se apenas parte dos critérios for atendida pelo item pai e a outra parte por um item filho.

Pesquisas salvas

Quando você salva uma Pesquisa avançada, ela aparece como uma coleção na sua biblioteca (mas com um ícone de Pesquisa salva , em vez do ícone da coleção normal). As pesquisas salvas são atualizadas continuamente. Por exemplo, se você configurar uma Pesquisa salva para «Data de adição» «está em último» «7» «dias», a pesquisa salva sempre exibirá os itens que foram adicionados nos últimos 7 dias. As pesquisas salvas armazenam apenas os critérios de pesquisa, não os resultados da pesquisa.

Para salvar uma pesquisa, clique no botão «Salvar pesquisa» na janela Pesquisa avançada e forneça um nome para a pesquisa. As pesquisas salvas podem ser editadas ou excluídas clicando com o botão direito do mouse em Pesquisa Salva e selecionando “Editar a pesquisa salva…” ou “Remover Busca Salva…”, respectivamente.

Você também pode criar uma pesquisa salva em uma biblioteca clicando com o botão direito do mouse em «Minha biblioteca» e escolhendo “Nova pesquisa salva…”.

Encontrado itens com etiquetas

Conforme descrito em «Organizando a sua biblioteca», as etiquetas podem ser adicionadas manualmente ou importadas automaticamente com os itens.

Quando você clica em qualquer etiqueta, a coluna central é atualizada para exibir apenas os itens com essa etiqueta. Você pode selecionar várias etiquetas para refinar ainda mais os resultados. Para remover o filtro, clique na etiqueta novamente ou escolha «Desmarcar todas» no menu suspenso .

Use a caixa de pesquisa neste painel para procurar por etiquetas na lista.

Clique com o botão direito do mouse (clique com a tecla Ctrl pressionada nos Macs) em uma etiqueta para renomeá-la em todos os itens ou excluí-la de todos os registros aos quais está anexada.

O painel seletor de etiquetas é o padrão para mostrar apenas as etiquetas dos itens selecionados na Biblioteca. Escolher «Exibir todas as etiquetas dessa biblioteca» no menu suspenso tornará todas as etiquetas visíveis. Você pode aplicar marcas existentes aos itens, selecionando os itens no painel Biblioteca e arrastando-os para uma marca.

Se você não desativou a opção «Etiquetar os itens com palavras-chave e cabeçalhos de assunto automaticamente» em Preferências e deseja remover globalmente as etiquetas que foram importadas com seus itens, escolha a opção «Excluir as etiquetas automáticas nesta biblioteca ...» do menu suspenso.

ZoteroBib


O ZoteroBib é um novo serviço que ajuda a criar uma bibliografia a partir de qualquer computador ou dispositivo sem criar uma conta ou instalar um software. É uma boa alternativa ao Zotero se você precisar criar uma bibliografia única para um artigo. O ZoteroBib suporta mais de 9.000 estilos CSL, incluindo estilos populares como APA, MLA e Chicago / Turabian.

Na página da web que exibe o item que você deseja adicionar à sua bibliografia, copie o URL da barra de endereços do navegador.

Vá para https://zbib.org e cole o URL na caixa de pesquisa e clique em «Cite». ZoteroBib extrai os dados bibliográficos e cria uma citação. Edite a citação conforme necessário. Quando terminar, clique em «Fechar» e sua citação é adicionada à sua bibliografia.

Continue adicionando entradas usando URLs. Se o salvamento de um URL não funcionar, ou se você possui um livro, impressão ou PDF que não pode ser facilmente encontrado on-line, copie ou digite um ISBN, DOI, PubMed ID ou arXiv ID.

Em «Bibliografia», escolha o estilo de citação preferido. Clique duas vezes em qualquer entrada que exija edição adicional.

Quando terminar, escolha uma opção de exportação no menu suspenso.

Visite as Perguntas frequentes (em inglês) sobre o ZoteroBib para obter mais detalhes.

Zotfile

O ZotFile é um plugin que permite adicionar destaques e anotações aos PDFs salvos na sua Biblioteca Zotero e extraí-los às notas anexadas aos itens de sua biblioteca.

Para instalar:

1. No site do ZotFile, clique em Download e o arquivo .xpi será baixado.
2. No aplicativo Zotero, vá para Ferramentas> Extensões.
3. Clique no ícone de roda dentada e escolha «Install Add-on From File...»
4. Localize o arquivo .xpi baixado e clique em Abrir

Extrair realces e anotações de PDFs

Quando você abre um PDF na sua biblioteca do Zotero com um aplicativo que adiciona realces e anotações, o Zotero pode extraí-los e salvá-los como notas anexadas no Zotero. Recomenda-se a utilização do programa Adobe Acrobat Reader DC.

No exemplo acima, uma parte do texto foi destacada e foi adicionado um comentário. Em «Minha biblioteca» do Zotero, clique com o botão direito do mouse no PDF e escolha «Manage Attachements» e depois «Extract Annotations». Veja na figura abaixo as áreas destacadas em azul dos menus suspensos.

A seção destacada e o comentário são adicionados como uma nota e anexados à citação. O ZotFile também inclui o número da página do texto destacado (ver figura abaixo). Os links presentes na nota permitem que se retorne rapidamente às seções específicas do PDF.

Observações

[1Marsiglia, R. M. G. (2006). Orientações básicas para a pesquisa. Mota...[et al.],(Orgs). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 383-398.

[2Ahmed, K. K. M., & Al Dhubaib, B. E. (2011). Zotero: A bibliographic assistant to researcher. Journal of Pharmacology & Pharmacotherapeutics, 2(4), 303–305.

[3Beaufils, A. (2003). Recherche documentaire sur Internet, utilisation de l’assistant ARI par des élèves de lycée. In Environnements Informatiques pour l’Apprentissage Humain 2003 (pp. 420-428).

[4Vanhecke, T. E. (2008). Zotero. Journal of the Medical Library Association : JMLA, 96(3), 275–276.

[5Duong, K. (2010). Rolling Out Zotero Across Campus as a Part of a Science Librarian’s Outreach Efforts. Science & Technology Libraries, 29(4), 315–324.

[6Cordón-García, J. A., Martín-Rodero, H., & Alonso-Arévalo, J. (2009). Gestores de referencias de última generación: análisis comparativo de RefWorks, EndNote Web y Zotero. El Profesional de la Informacion, 18(4), 445–454.

[7Wang, R. (2006). The Lasting Impact of a Library Credit Course. portal: Libraries and the Academy, 6(1), 79–92.